Notícias

07/06/2021 16:38

Águas Alta Floresta orienta sobre a importância dos reservatórios individuais

Você sabia que tem um importante aliado na garantia de abastecimento de água dentro de casa? Comumente chamada de caixa d’água, os reservatórios individuais funcionam como uma “poupança” do produto nos imóveis. A conta é muito simples: se reservar, sempre terá. É o que orienta a Águas Alta Floresta, empresa controlada pela Iguá Saneamento, e que administra os serviços de abastecimento e tratamento de água e esgoto no município.

Por que devo ter uma caixa d´água?

A instalação da caixa d´água é importante para qualquer imóvel, seja residencial, comercial e industrial, pois garante a segurança de que o cliente poderá manter o consumo de água tratada mesmo que ocorram intermitências no sistema de abastecimento, diminuindo os efeitos de possíveis interrupções para reparos e manutenção nas redes de distribuição. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo médio diário de uma pessoa é de 110 litros. Para saber a quantidade a ser reservada basta multiplicar este número pela quantidade de moradores na residência. O resultado é o volume da caixa de água necessário.

O que diz a normativa municipal?

Conforme estabelecido por normativas, cada cidade possui padrões específicos, baseado na segurança, bem-estar da população e bom funcionamento do sistema. No caso de Alta Floresta, que conta com 100% de cobertura de água, no perímetro urbano, o acesso à rede pública de abastecimento é garantido a todas as residências, comércios e instituições. A diretora operacional da Águas Colíder, Julie Campbell, explica que a normativa municipal altaflorestense estabelece, no Decreto nº1631/2004, que "em toda edificação dotada de ligação de água do sistema público, é obrigatória a existência de reservatório (s) com capacidade suficiente para abastecer todos os habitantes do (s) domicílio (s) existente (s) no prédio, durante um dia, no mínimo". “Não se trata somente de garantir que não falte água, mas de seguir o que diz a legislação aplicada à coletividade”, frisa

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo