+ Esporte

30/07/2021 09:29

Secretaria de Estado de Esportes acena para retorno dos Jogos Escolares em MT

Suspensa desde março de 2021 por conta da pandemia da codid19, as aulas presenciais na rede estadual devem ser retomadas no próximo dia 3 de agosto. Um retorno que deve acontecer paulatinamente, com apenas 50% dos alunos nas salas e 50% por ensino remoto, no sistema híbrido.

Essa decisão, já movimenta os bastidores esportivos do estado, que também está com as atividades paralisadas pelo mesmo período.

O Secretário de Estado Alberto Machado, o Beto Dois a Um, fez uma convocação aos gestores de esportes do estado para que participem dessa retomada do esporte em Mato Grosso e convidou os 141 municípios para estarem presente nesse retorno. Beto deixou claro que a retomada será gradativa e com todas as medidas de biossegurança, que hoje já e de conhecimento de todos.

“Vamos com muito trabalho, responsabilidade e a parceria de todos fazer a nossa retomada. Tivemos de forma definitiva a decisão da CBDE e COB sobre a realização das etapas nacionais, tanto dos Jogos Escolares quanto os da Juventude”, disse Jeferson Carvalho Neves, Secretário Adjunto de Esporte e Lazer.

Jeferson deixou claro que estará anunciando o quanto antes as datas para a realização das etapas estaduais seletivas que deve acontecer no mês de setembro, adiantando que não haverá etapas regionais. Na tarde dessa sexta (3) acontece uma reunião online com os gestores municipais e técnicos esportivos onde será passado as informações gerais sobre os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-Grossense 2021. 

Realizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em parceria com a unidade da federação sede, com apoio institucional da Secretaria Especial do Esporte, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania, os Jogos da Juventude 2021 têm por finalidade contribuir para o aumento e incentivo da prática esportiva entre os jovens, especialmente os que integram a rede de escolas públicas e privadas de todo o país, bem como promover a ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em torno do esporte.

Alta Floresta sede da fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude em 2017

Os JEB´s (Jogos Escolares Brasileiro) para atletas de 12 a 14 anos acontece no Rio de Janeiro no período de 29/10 a 05/11.

Já os Jogos da juventude, para atletas de 15 a 17 anos, acontece em Aracaju no período de 01 a 15 de dezembro.

Vacinação

Uma das grandes preocupações quanto a esse retorno acaba sendo a vacinação dos profissionais de Educação Física, que mesmo estando inseridos no grupo prioritário para receber doses da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), muitos deles ainda aguardam essa vacinação.

Essa cobrança já foi feita em tribuna pelo professor e deputado Allan Kardec, que pediu uma atenção especial a esses mais de sete mil profissionais em todo estado, que além da educação e do esporte, atuam nas academias de ginástica, nos parques, nas aulas de hidroginásticas e estão sempre em condições de risco.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, consta que no público-alvo estão os trabalhadores da área da saúde e nele estão incluídos os profissionais de Educação Física.

Um dos primeiros documentos a consolidar o profissional de educação física como um profissional de saúde foi a resolução n.º 218, de 06 de março de 1997 do conselho nacional de saúde, que colocava o profissional de educação física, junto de mais 12 profissões, como áreas de atuação da saúde.

Confira o convite para a reunião


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo