Política

24/06/2022 09:25

Proerd completa 22 anos em MT com formatura de alunos e homenageia deputado Botelho

Comemoração foi marcada pela formatura dos alunos do Colégio Militar Dom Pedro II - 1ª turma da Escola dos Bombeiros formados pelo Proerd

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, foi palco da cerimônia de comemoração dos 22 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd, nesta quarta-feira (22), com a entrega da Medalha Mérito Proerd às autoridades, dentre elas o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), e a formatura dos alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, 1ª turma de alunos da escola dos Bombeiros formada por esse programa.

O sucesso do Proerd contabiliza aproximadamente cinco milhões de atendimentos no estado. Neste mês, a previsão é a de atender 100 mil pessoas, com a prevenção primária no combate às drogas, ensinando sobre a importância de se tomar de decisões responsáveis, fortalecendo a segurança da sociedade mato-grossense, e capacitando crianças, adolescentes e pais sobre o combate à violência e ações de preservação da vida.

O coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Germano, falou sobre a satisfação do encontro, especialmente, sobre a formação da 1ª turma da Escola Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II, que passou pela administração militar recentemente, antes era Colégio Presidente Médici, escola tradicional de Cuiabá. Explicou que a escola registrava grande evasão de alunos, em razão da invasão de facção, e que o tráfico de drogas tomava conta e muitos pais estavam deixando de matricular seus filhos. Com a atuação do Corpo de Bombeiros no local houve, uma mudança no perfil.

Germano também informou que ao ensinar as crianças fazerem escolhas seguras e responsáveis, o programa contribui com a melhoria da qualidade da Educação. Por isso, a importância de ampliar o Proerd, que está em 51 municípios, inclusive, na rede municipal de ensino.

“Nosso grande foco está na rede municipal porque trabalhamos as crianças que estão no processo de formação de caráter e acrescentamos isso na rede estadual, com os alunos do sétimo ano, e fazemos também a rede fundamental com alunos do terceiro ano. A expectativa é a de sempre ampliar a atuação quando conseguimos celebrar a parceria com os termos de colaboração técnica com os municípios e a própria Secretaria de Segurança Pública, nesse projeto que está em vigor há 22 anos. Queremos salientar aos pais que façam com que seus filhos aprendam o modelo de tomar decisão Proerd, que serve para crianças e adultos, que ensina a tomar decisões seguras e saudáveis”, destacou o coordenador.

Representando o Comando Geral da Polícia Militar, o coronel PM Wankley Rodrigues agradeceu a parceria do Parlamento Mato-grossense e parabenizou os formandos.

“Este é um grande passo na vida dessas crianças para evitar as drogas. Convivemos diariamente aí fora combatendo as drogas e o crime. E, nesse programa lidamos com as crianças para que elas não procurem esse meio, para que tenham um futuro brilhante, uma saúde muito boa, para que sejam um policial militar, bombeiro, médico, ou o que elas queira ser futuramente. E, a contribuição da Polícia Militar é justamente levar esses ensinamentos contra as drogas. Por isso, a participação da Assembleia é extrema importância, principalmente na questão da legislação, nos acompanhamentos, nos projetos sociais, temos vários projetos sociais que a Assembleia vem apoiando e fortalecendo. Precisamos cada vez mais dos deputados nos apoiando dentro dessa guerra”, afirmou.

Junto com o deputado Elizeu Nascimento, Botelho reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esse programa da Polícia Militar é belíssimo, que leva instrução às escolas, que estão agindo na prevenção, que ensina as crianças a ficarem longe das drogas, a serem resistentes às drogas. Eu defendo sempre que a prevenção é sempre melhor, também como a prevenção da violência doméstica. Então, é um programa belíssimo, tem nosso apoio, nossa admiração e me sinto honrado em ser homenageado aqui pelos coordenadores desse programa da Polícia Militar. Podem sempre contar com o apoio da Assembleia Legislativa para esses eventos e cursos tão importantes à sociedade mato-grossense. As crianças são o futuro, falei a eles que devem estudar e ficar longe das droga, valorizar a família, os amigos e seguir uma religião. Assim, com certeza vão ser bons cidadãos para a família, para o mundo!”


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo