Política

22/04/2022 15:44

UNIÃO NA 3ª VIA - Jayme: "candidatura" de Bivar pode prejudicar Mendes em MT

O senador Jayme Campos (União Brasil) avaliou que a pretensão do presidente do União Brasil, Luciano Bivar, de ser candidato ao Palácio do Planalto pode levar as candidaturas pelo partido nos estados ao “fundo do poço”, no pleito que ocorre em outubro deste ano.

Em meados de abril, o União Brasil anunciou a pré-candidatura de Luciano Bivar ao Palácio do Planalto. Segundo Jayme, a pretensão é legítima mas ele não crê que a candidatura possa vingar. 

“Isso tem que ser discutido, na medida em que não podemos lançar uma candidatura que não tenha musculatura suficiente apenas para participar de eleição presidencial. [...] Tem muita água para correr em baixo da ponte. Algumas candidaturas poderão vingar e outras poderão deixar de existir, mas dá para perceber claramente que o jogo está polarizado no Brasil: Bolsonaro e Lula. Falar em terceira via hoje é difícil”, disse.  

“De qualquer forma é um direito de qualquer um dos possíveis candidatos. Agora, eu imagino que esses companheiros não podem levar os seus aliados pro fundo do poço, ou seja, para o buraco”, emendou. 

Para Jayme, a pretensão do atual presidente da sigla pode atrapalhar as articulações nos estados. Ele citou o exemplo de Mato Grosso, em que o governador Mauro Mendes (União Brasil), pré-candidato ao Executivo, já sinalizou uma aproximação com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“As questões regionais devem ser resolvidas. Cada Estado tem seu problema localizado e tem que ser resolvido. Muitas vezes, como o Mauro Mendes aqui, pode até ter uma simpatia [pelo Bolsonaro]. Hoje me parece que está quase definitivamente acordado que ele irá participar das eleições presidenciáveis apoiando o Bolsonaro. E se o Bivar vem como candidato ao União Brasil? Qual vai ser a saída dele lá?”, apontou. 

A pretensão de Bivar, no entanto, só deve ser concretizada – ou não - nas convenções partidárias, que acontecem em julho deste ano. 

Atualmente, os principais pré-candidatos à presidência são: o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), e a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador João Dória (PSDB).


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo