Outros

14/12/2019 10:33

Abertura dos Jogos Abertos marca a retomada da competição no Estado

Começou oficialmente a edição 2019 dos Jogos Abertos Mato-grossenses. A abertura do evento, na noite de quinta-feira (12.12), no ginásio Aecim Tocantins, marcou a retomada no Estado da competição entre as seleções municipais da categoria adulta depois de cinco anos sem a sua realização.

O sentimento de comemoração pelo resgate da competição estava explícito desde a entrada das equipes representantes dos 18 municípios que competem na edição. Perfilados em frente ao palco, os atletas das seleções municipais vibravam em cada fala e etapa da solenidade, registrando com selfies e fotos o quão significativo é participar do evento.   

Para o titular da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, a retomada dos Jogos Abertos e a realização completa dos Jogos Escolares ainda no primeiro ano de gestão eram uma das prioridades da pasta.  

“Estamos vivendo um momento histórico. Depois de envolver todos os municípios nos Jogos Escolares, depois de garantir a participação de nossos atletas deficientes nas Paralimpíadas Escolares, de apoiar os jogos universitários e tantos outros eventos de estímulo ao esporte mato-grossense, a gente precisava fechar o ano com vocês. É uma honra estar aqui agora com os melhores atletas do Estado nas quatro modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei”, declarou Allan.

Nessa edição, a competição conta com mais de 70 equipes dos municípios de Alto Garças, Araputanga, Cáceres, Canarana, Campo Verde, Cotriguaçu, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Pedra Preta, Rosário Oeste, Rondonópolis, São José do Povo, Santo Antônio de Leverger, Sinop e Várzea Grande. 

João Felipe/Secel-MT

Visão parcial das equipes que participam dos Jogos - Foto por: João Felipe

“Quero agradecer a presença de todos os atletas que se dispuseram a vir de seus municípios para estar aqui nestes jogos abertos que não acontecem desde 2015 e que conseguimos recuperar nessa gestão. Que vocês tenham um ótimo evento”, declarou, logo no início da cerimônia, o superintendente da Secel, Rodrigo Siqueira.

O retorno dos Jogos Abertos no calendário estadual do ano também foi destacado pelo secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, que agradeceu o empenho dos municípios participantes.

“Houve um trabalho intenso do secretário Allan, e de nossa equipe, para retomar ainda em 2019 essa edição dos Jogos. Que a sementinha que plantamos possa inspirar vocês com a certeza de que no ano que vem tudo será melhor programado, e possamos contar com a participação de mais municípios. E agradecemos aos municípios que se esforçaram para estar aqui neste ano, com toda certeza vamos tentar honrar isso”, expressou o adjunto.

Convidado a compor a mesa de abertura, o professor titular da Universidade Federal do Paraná, Wanderley Marchi Júnior, enalteceu a dedicação da pasta estadual para a realização das atividades de promoção da prática esportiva.

“Registro minha profunda admiração ao trabalho que está sendo desenvolvido, eu diria que é um exemplo pra todo o país, essa garra, essa vontade de fazer que as coisas aconteçam”, elogiou o professor da área de educação física que atua principalmente com os temas voleibol, história e sociologia do esporte.

Durante o acendimento da pira olímpica, a condução da tocha ficou a cargo de quatro reconhecidos ex-atletas mato-grossenses. Foram homenageados na ação, a atleta de vôlei Melissa Arruda, a treinadora de basquete Tania Pinheiro, mais conhecida como Teka, o ex-jogador de futebol Hildebrando Daltro, e Luiz Tamba, por sua atuação no paradesporto e no handebol.

João Felipe/Secel-MT

Atletas homenageados durante o acendimento da pira dos Jogos - Foto por: João Felipe

Para finalizar, o secretário da Secel ressaltou a importância da vivência esportiva para o sucesso das ações na área.

“Agradeço ao governador Mauro Mendes por ter acreditado numa equipe composta e conduzida por profissionais de educação física, que acreditam no papel do esporte na vida das pessoas porque também já vivenciaram tudo isso. Estamos trazendo de volta a valorização do esporte adulto no Estado. E vocês, atletas, continuem treinando e valorizando seus municípios de vocês, preparem-se, muita coisa boa ainda está por vir”, arremata Allan Kardec ao declarar o descerramento oficial dos Jogos Abertos Mato-grossenses.

A edição 2019 da competição estadual conta com a parceria Central dos Organizadores e Realizadores de Evento de MT (Cordemato) e com o apoio do Instituto Cuiabano de Educação (ICE) que possibilitou um alojamento único para todos os atletas do interior.

Programação

As partidas começaram nessa sexta-feira (13.12) e prosseguem até domingo (15.12), sempre a partir das 7h30, nos seguintes locais:

Ginásio Aecim Tocantins: handebol masculino e feminino

Ginásio da Lixeira: basquete masculino e feminino

Ginásio Dom Aquino: futsal feminino

Ginásio da UNIC Beira Rio: futsal masculino

Ginásio da AABB: voleibol masculino

Quadra do ICE: voleibol feminino e final do voleibol masculino no domingo

Confira a programação completa no site: www.esportes.mt.gov.br/eventos-diversos

 

 

© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo