Notícias

23/02/2021 15:54

Cuíca é capturado pelos Bombeiros e liberado em reserva florestal de Alta Floresta

Na manhã desta terça-feira (23) a Central de Bombeiros de Alta Floresta recebeu ligação de funcionário de um mercado informando que havia um gambá dentro do estabelecimento em que trabalha, solicitando que o Corpo de Bombeiros fosse fazer a retirada do animal.

Deste modo, uma equipe de militares foi ao local, e o solicitante mostrou que o pequeno animal se encontrava numa das seções do mercado, abrigado dentro de uma caixa.

Assim, os militares constataram tratar-se de um pequeno marsupial, da mesma família dos gambás ou saruês (família Didelphidae), conhecido popularmente como cuíca, fazendo a captura da cuíca e providenciando-se em seguida a realocação do marsupial em uma reserva florestal.

CURIOSIDADES SOBRE O ANIMAL

O animal capturado trata-se de uma cuíca, que muito se assemelha a um gambá, mas de porte bem menor em relação ao seu parente próximo. Algumas pessoas podem confundir este ser silvestre com um rato ou ratazana e, por tal motivo, pode vir a ser abatido.

É um animal de hábitos noturnos, tanto que possui olhos arredondados bastante proeminentes. O fato de ser ativo à noite faz com que dificilmente seja visto, também considerando-se seu pequeno tamanho.

É um ser onívoro, que se alimenta de néctar, frutos e insetos.

É arborícola, possuindo muita destreza em movimentar-se no estrato superior das matas e florestas, com garras bastante adaptadas para isto.

Outras características do animal é que tem pelagem no tom pardo, as patas são rosadas, possui cauda comprida e despelada e suas orelhas são grandes.

Participaram da ação o 2º Sgt BM Jesuilson e o 3º Sgto BM Helden

 


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo