Notícias

30/06/2020 18:00

SANEAMENTO E SUSTENTABILIDADE - Área urbana de preservação passa por revitalização em Alta Floresta

Recuperar, preservar e conservar as nascentes e a mata ciliar de Alta Floresta. Esses são os principais objetivos do Programa Adote uma Nascente, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT) em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta. A Águas Alta Floresta, concessionária de água e esgoto do município, aderiu ao programa apadrinhando a nascente do bairro Jardim Ipiranga em 21 de janeiro deste ano.  Na sexta-feira (26) a empresa, conjuntamente com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, realizou ações de revitalização na área.  

"Entendemos a importância desse projeto tanto para o nosso município quanto para o meio ambiente como um todo. É muito gratificante para nós podermos fazer parte dessa iniciativa, lembrando que a preservação dos recursos naturais está em nosso DNA", observou Christopher Alves, gerente da Águas Alta Floresta.   

Durante o trabalho, a equipe da concessionária esteve no local desenvolvendo o serviço de limpeza e coroação das mudas, que é a técnica de deixar a área ao redor do caule da planta livre de outras espécies, evitando a competição por nutrientes. Assim que terminar a estiagem, a ideia é recuperar e ampliar a quantidade de vegetação no local, iniciando o plantio de nova vegetação assim que começar o período chuvoso, o que vai auxiliar na fixação e desenvolvimento das plantas.   

Com o objetivo de recuperar 43 nascentes presentes no município, o Programa Adote uma Nascente é desenvolvido em Alta Floresta há mais de dez anos e conta com a participação do poder público, de entidades e da comunidade com o objetivo de colaborar com a preservação ambiental no município. Agora como projeto de Lei, o programa prevê ações de gestão ambiental que estimulem a preservação das nascentes e mata ciliar no combate à degradação, poluição e desmatamento das áreas.    

Além do Ministério Público e da Prefeitura, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) são parceiras do programa. Ainda, as ações são fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.    

"O Programa Adote uma Nascente é uma ação fundamental na preservação dos recursos hídricos, especialmente do manancial Taxidermista, de onde captamos a água para o tratamento e abastecimento do município de Alta Floresta." O gerente da Águas Alta Floresta ressalta que, especialmente neste período de estiagem em que a água disponível no rio que abastece a cidade diminui significativamente, são muito importantes ações como essa, além de toda a conscientização da população para o uso racional da água.    

Sobre a Águas Alta Floresta: Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.  

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br. 

 

   


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo