Notícias

04/12/2019 16:23

8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense movimenta o final de semana em Alta Floresta

(Fernando Zilio - Assessor de Comunicação)

Uma grande diversidade de atrações cênicas! É desta maneira que está configurada a programação do 8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense que tem início neste sábado em Alta Floresta e que se estende até o dia 13 de dezembro.

Ao todo serão 24 atrações gratuitas espalhadas por espaços da cidade e 09 delas acontecem neste sábado e domingo. Para Ronaldo Adriano, coordenador do evento, o festival é uma ótima oportunidade para apreciar diversos gêneros e estilos teatrais. “Tem espetáculo para todos os gostos e idade”, diz.

A primeira atividade acontece no sábado pela manhã, quando o Grupo Teatro Imaginário Maracangalha de Campo Grande/MS faz um cortejo cênico pelas avenidas Ariosto da Riva e Ludovico da Riva, mudando a rotina da cidade, celebrando a união dos amigos, festejando a vida e abrindo os caminhos para o festival. Às 17h, no pátio da Igreja Matriz Católica, ‘Epifânia’ do Coletivo Spetrolab de Cuiabá, traz uma boneca-híbrida que é o arquétipo de uma velha mulher sábia na vida que se revela e conta suas mazelas com clareza para os transeuntes na intenção do autoconhecimento. A abertura oficial do festival acontece no sábado à noite no Espaço Cultural TEAF (na Av. Perimetral Rogério Silva, 3747, próximo com a esquina dua Rua do Araújo), quando o Teatro Experimental de Alta Floresta apresenta ‘Todo Mês Sangra’, onde através da dança faz-se um alerta sobre as várias formas de violência contra a mulher.

Esta edição do festival, o Espaço Cultural TEAF preparou o seu quintal para se tornar um lugar fecundo e aberto aos encontros, para isso, teremos o Bar Ápeiron funcionando antes e após os espetáculos. Além de bebidas e deliciosas comidas produzidas pela “Cozinha Natural Barracão de Flores”, o espaço proporcionará momentos de lazer, confraternização e interação entre pessoas, comidas e ideias. Também ao longo de todo o evento os artistas grafiteiros, Sampa e Babu, devolverão o instinto de ser. Um mural grafitado na sede do Teatro Experimental de Alta Floresta.

No domingo, dia 08 a programação começa logo cedo, desta vez na Feira Livre Municipal. O Coletivo Spectrolab e o Grupo Teatro Imaginário Maracangalha retornam à cena apresentando a intervenção ‘Resí(duo)’ e o espetáculo ‘Areôtorare – o verbo negro e bororo do índio profeta’, respectivamente, à partir das 8h30.

À tarde no Barracão de Flores (na comunidade N. Sra. da Guadalupe)  acontece o primeiro encontro da Tertúlia Teatral que é um espaço para compartilhamentos de processos dos grupos participantes do festival. “Como o próprio nome sugere, não é feita de maneira rígida, com debatedores e falas formalizadas, ao contrário, são momentos posteriores aos espetáculos onde os grupos poderão conversar abertamente sobre diversos temas inerentes ao trabalho teatral: seus processos criativos, formas de gestão, formas de manutenção e resistências” diz Adriano. Às 16h30 no Espaço Cultural TEAF, o espetáculo ‘Tira a Mão’, recomendado para o público a partir dos 10 anos, traz uma reflexão sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Encerrando a programação do final de semana, o espetáculo ‘Inhamor’ se apresenta às 19h30 no Barracão de Flores, abordando aspectos da vida cotidiana das mulheres que apesar de constituí-lo naturalmente, são levados por um comportamento social taxativo e segregador a problematizar relações que poderiam ser construídas de forma orgânica e prazerosas como sua relação com o próprio corpo, com a alimentação, com o olhar, regras e expectativas do outro.

‘Convidamos todas as pessoas para acompanharem nossa programação. Tem muita coisa boa!’ afirma Adriano.

Embora os ingressos sejam gratuitos, os que acontecerão em espaços fechados como o Espaço Cultural TEAF e o Barracão de Flores, os ingressos são limitados e já podem ser reservados no aplicativo Sympla, através deste link - http://abre.ai/festivalteatro

O 8º Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense tem o patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso, através Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer.

A programação completa poderá ser acessada na página do grupo no Facebook www.facebook.com/teatroexperimentaldealtafloresta ou pelo site www.teatroexperimental.com.br


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo