Notícias

28/11/2019 16:14

Proprietário de oficina é socorrido em estado grave após disco de esmeril quebrar e atingir sua cabeça

(noticiaexata)

Um homem de 43 anos ficou gravemente ferido na manhã de hoje, quinta-feira (28), após disco (rebolo) de um esmeril quebrar e atingir a sua cabeça.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta, o acidente de trabalho ocorreu por volta das 08h32 em uma oficina localizada na rodovia MT-208, sentido Carlinda.

O Corpo de Bombeiros informou que a vítima sofreu um trauma gravíssimo de face, com tamanho aproximado de 11 cm no maior eixo, incluindo frontal de crânio e face, lesão aberta, com perda de massa encefálica.

No local o resgate encontrou a vítima caída na parte dos fundos da oficina, semiconsciente.

Foram feitos os procedimentos de colocação de compressas umedecidas na lesão para contenção ou mitigação do sangramento, aferição de sinais vitais, medição de saturação periférica de oxigênio, restrição de movimentos e estabilização do paciente in loco, sendo posto em Unidade de Resgate e encaminhado ao Hospital Regional.

O Corpo de Bombeiros informou que durante o transporte não se verificou rebaixamento do nível de consciência apesar da gravidade do trauma sofrido.

Causas do acidente

Houve a quebra de um disco (rebolo) de moto esmeril quando o proprietário da oficina fazia a utilização desta máquina (que gira em alta rotação), havendo a projeção de parte deste rebolo quebrado contra a cabeça do trabalhador, provocando a seríssima lesão.

Para se ter uma ideia do impacto gerado com a quebra e arremesso de fragmentos do disco, uma parte deste acessório colidiu contra uma parede de tijolo ocasionando um buraco de lado a lado na mesma.

O Corpo de Bombeiros informou que já ocorreram na cidade de Alta Floresta acidentes da mesma natureza e pela mesma causa, lembrando-se de dois casos, sendo também de muita gravidade.

Cuidados

O Corpo de Bombeiros também fez alguma orientações sobre os cuidados ao manusear o equipamento.

1 – Deve-se ter cuidado ao se armazenar estes rebolos, não podendo estar acondicionados em locais com umidade e/ou calor excessivo;

2 – Deve-se inspecionar cuidadosamente estes rebolos antes de coloca-los no moto esmeril;

3 – Não utilizar rebolos que apresentem sinais de trincas ou qualquer outra avaria;

4 – Durante a montagem do rebolo, não aperte excessivamente, pois isto poderá ocasionar trincas no mesmo e consequente quebra quando em funcionamento;

5 – A capa de proteção do rebolo é de uso obrigatório. Jamais deve-se utilizar um moto esmeril que esteja sem a capa de proteção que vem junto à máquina na sua aquisição;

6 – Não coloque algum material para ser esmerilhado na lateral do rebolo, pois isto pode enfraquecê-lo e ocasionar quebra;

7 – A utilização de EPI´s adequados é obrigatória. Deve-se estar portando luvas, avental de proteção e imprescindivelmente um protetor facial de acrílico (aquele que protege toda a face e não simplesmente óculos), além de todas as vestimentas e calçados adequados ao trabalho.

 
 
 
 
 
 

© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo