Notícias

13/07/2018 15:38

EM MT - Onça Pintada na Baia do Malheiros chama a atenção de pesquisadores e população, vídeo e fotos

(caceresnoticias)

Dois aparecimentos de onças pintadas (Panthera onca) na área em frente à praça barão do Rio Branco em Cáceres chamou a atenção da população e de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

Os animais foram vistos por duas vezes no local, uma no último dia (10) quando pessoas que estavam em restaurante flutuantes avistaram e fotografaram o animal. 

Nesta quinta-feira (12) o animal desfilou pela área em frente ao cais da Praça Barão do Rio Branco em Cáceres e foi avistada por diversas pessoas que estavam no local, a onça pintada segundo as pessoas não se incomodou com os barulhos da cidade e continuou caminhando pela área da baia do Malheiros.

Conversamos com o Professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas a mais de 20 anos, que reforçou a preocupação com o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade.

“Há duas possibilidades, uma pode ser que está onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia elas acabam indo para novos territórios, fato que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível é que parece ser um animal velho, e bem magro, nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar torna-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador. 

Ainda de acordo com o Professor Manoel, a poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, isso poder relação com o aparecimento deste animal no local e com a busca de alimentos afugentou os queixadas. 

“Esses animais vão perdendo o habitat naturais, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas, orientamos a todos para que tenha muito cuidado e não permanecer sozinhos nestes locais”, ressaltou. 

As maiores populações de onças-pintadas concentram-se no Pantanal e na Amazônia brasileira.

 
 

© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo