Notícias

12/06/2018 11:53

Prefeita de Alta Floresta e Assistência Social participam do XX Encontro Regional do Congemas

(Assessoria Prefeitura Alta Floresta com Assessoria Setas-MT) 

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta participa do XX Encontro Regional do Congemas / Centro-Oeste, que acontece nos dias 11 e 12 de junho em Sinop.

O encontro, organizado pelo Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), reúne diversos municípios do centro-oeste, e Alta Floresta esteve representada pela Prefeita Marineia Munhoz, Secretária de Assistência Social Luzmaia Quixabeira e servidores da pasta.

            A programação inclui oficinas orientativas, palestras e a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social:

A abertura do evento é realizada com apresentações culturais e a presença de autoridades. A partir das 9h, ocorre palestra sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal conduzida por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant de Carvalho, do Fonseas, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, e do Congemas, Jose Roberto Zanch. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

No período da tarde o Congemas debaterá o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no Suas em Tempos de Crise com o palestrante Carlos Nambu, conselheiro Nacional e coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social. Na sequencia, palestra sobre Fenômenos que Expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais, com José Rodrigues.

No segundo dia, representantes do MDS conduzem oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência: o papel da Assistência no contexto da lei 13.431/2017 (DPSE), a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan), as Novas iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, Relcad e Consulta Cidadão e os Desafios de Gestão do Programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participam de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira. Deve ocorrer também uma oficina específica sobre “O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes”.

 


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo