CASO CRISTALINO II - Extinção de parque trará degradação e pode abrir brechas em outras áreas, avalia deputado
O deputado Allan Kardec (PSB) exigiu debate ampliado da Assembleia Legislativa, do governo e demais deputados sobre decisão judicial que pretende extinguir o Parque Estadual Cristalino II, na divisa de Mato Grosso com o Pará. Para o parlamentar, a decisão pode aumentar a degradação em Mato Grosso, principalmente com incentivo de exploração mineral em áreas de preservação na Amazônia.
Kardec reprova a tentativa de ampliar degradação ambiental no bioma. O deputado foi questionado pela imprensa na sessão do legislativo nesta quarta-feira (3). O Tribunal de Justiça definiu que o Governo do Estado revogue o decreto que criou o parque, de número 2.628, de 30/5/2001, por não obedecer regras de legislação federal, como estudos técnicos e consulta pública.
“É uma notícia impactante em um momento que fazemos no Brasil e no mundo a defesa das nossas reservas ambientais”, lembrou o Professor Allan Kardec. Uma ação para o tribunal decidir foi ajuizada “por uma empresa privada, não foi movida pelo Ministério Público ou outro órgão da Justiça”, destacou o deputado.