+ Noticias

10/10/2018 15:35

Campeonato de automobilismo para mulheres será lançado em 2019

(torcedores)

As mulheres terão uma categoria própria no automobilismo a partir de 2018. Nomeada de W-Series, será disputada em monopostos parecidos com que a Fórmula 3 usa atualmente. O campeonato deve ter entre 8 a 20 carros e um de sues objetivos é aumentar a formação de mulheres aptas para correr na Fórmula 1. Até agroa, cinco delas correram na categoria. A última delas foi Giovanna Amati, que tentou se classificar com a já decadente Brabham e falhou nas três tentativas, sendo substituída por Damon Hill.

A ideia da categoria foi de Catherine Bond Muir, uma grande fã do esporte. Em entrevista, ela disse o seguinte. “Durante a licença maternal, comecei a desenvolver o conceito da W Series em casa. Quase três anos depois, é incrivelmente empolgante finalmente anunciar publicamente a fundação da W Series”.A campeã da categoria poderá ganhar um prêmio de  U$500 mil (1.8 milhões de dólares). Mas o principal incentivo para as pilotas é o fato que não precisarão pagar para correr, e elas serão escolhias na base do talento.

Categorias exclusivas para mulheres já foram sugeridas algumas vezes. Bernie Ecclestone mesmo, chegou a falar delas em 2015, e acabou sendo bastante criticado por causa disso. Atualmente, não há mulheres em caminho de entrar na Fórmula 1. E mesmo na Indy, onde correu Danica Patrick (que se aposentou esse ano, nas 500 milhas de Indianápolis), elas estão ficando mais raras. A ideia dessa nova categoria é justamente reverter essa questão, aumentando aos poucos, a presença feminina no esporte. O automobilismo é um dos poucos esportes onde homens e mulheres podem competir juntos, já que o diferencial do esporte é o carro, e não o piloto por si só.

A previsão de estreia da categoria é o outono  europeu de 2019 (primavera brasileira).


© 2014 - Todos os direitos reservados  

É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo